Explorar as oportunidades da medicina imunitária de precisão no controlo das tripanossomoses caninas – DogIPM PTDC/CVT-CVT/0228/2020
GHTM–Global Health and Tropical Medicine, Instituto de Higiene e Medicina Tropical (IHMT), Universidade Nova de Lisboa (UNL), Lisboa, Portugal
Faculdade de Medicina Veterinária (FMV), CIISA – Centro de Investigação Interdisciplinar em Sanidade Animal, Universidade de Lisboa, Lisboa, Portugal,
Centro de Ciências da Saúde/Universidade Federal do Rio Grande do Norte
(UFRN, Natal, Brasil)
INDICADORES DE REALIZAÇÃO DO PROJETO
• 1º seminário Outubro 2022
Gabriela Santos Gomes - PhD
Rosa Direito - (**) (***)
Lis Lobo - (Bolseira EU 2020) ***
Mafalda Meunier - MSc *
Ana Sofia Bolas – PhD (*) (**)
Juliana Weber - MSc *
Joana Marques – PhD (*) (**)
Armanda Rodrigues - Post-doc
Raissa Couto - PhD * (CAPES scholarship, Brazil)
Flávia Martins – MSc *
Sara Shone - MSc *
George Nakhratyan - MSc *
Carolina Lopes - MSc *
Bruna Freitas - MSc *
* Estudante
** Bolseiro FCT
*** Bolsa de investigação de pós-doutoramento
Isabel Fonseca - DVM, PhD
Graça Alexandre-Pires - DVM, PhD
José Meireles - DVM, PhD
Marcos Santos - PhD
Joana Gomes - DVM
Ana Reisinho - DVM, MSc
Alexandra Basso - DVM
Marta Monteiro - PhD *
Rodolfo Leal - DVM, PhD
* Estudante
Marcelo Silva - PhD
Cláudia Moreno - Post-Doc
Felipe Anderson - PhD *
Johny Oliveira - PhD *
Alzira Regina - PhD *
Aline Maria Queiroz - PhD *
Sílvia Donato - PhD * | IHMT/UFRN
Annamairlla Oliveira - MSc *
Kyvia Varela - MSc *
Rosana Macedo - MSc *
Joice C. Branco - MSc *
Celisa Tavares - MSc *
* Estudante
Tatiana Dias-Guerreiro, Joana Palma-Marques, Patrícia Mourata-Gonçalves, Graça Alexandre-Pires, Ana Valério-Bolas, Áurea Gabriel, Telmo Nunes, Wilson Antunes, Isabel Pereira da Fonseca, Marcelo Sousa-Silva, Gabriela Santos-Gomes (2021). African Trypanosomiasis: Extracellular vesicles shed by Trypanosoma brucei brucei manipulate host mononuclear cells. Biomedicines, 9(8): 1056.
A. Valério-Bolas, S. Mesquita-Gabriel, M. Meunier, J. Marques, L. Lobo, A. Rodrigues, A. Armada, R. Ferreira, I. Cardoso, G. Alexandre-Pires, I. Pereira da Fonseca, G. Santos-Gomes. Leishmaniose canina: Iniciação da resposta imunitária por células dendríticas derivadas de monócitos caninos. XI Jornadas Científicas HMT-NOVA, 10 de dezembro de 2020. Abstract book page 4.
A. Valério-Bolas, S. Mesquita-Gabriel, M. Meunier, J. Marques, L. Lobo, A. Rodrigues, A. Armada, R. Ferreira, I. Cardoso, G. Alexandre-Pires, I. Pereira da Fonseca, G. Santos-Gomes. Modulation of dendritic cells derived from canine monocytes by parasites of the genus Leishmania. Encontro Ciência 2021. 28 a 30 junho. Centro de Congressos de Lisboa, Junqueira - Portugal
Da parceria entre instituições portuguesas [Global Health and Tropical Medicine (GHMT), Instituto de Higiene e Medicina Tropical (HMT-NOVA) e Faculdade de Medicina Veterinária (FMV/ULisboa)] e brasileiras [Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)] resultou o projeto DogIPM financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, I.P. que tem como objetivo utilizar as células dendríticas (DCs) para modular a atividade de linfócitos T nas tripanossomoses.
Anualmente estima-se 700.000 - 1 milhão de novos casos de infeção com Leishmania em humanos e 20.000 novos casos por ano de infeção com Trypanosoma cruzi.
L. infantum é o agente etiológico da leishmaniose visceral zoonótica e da leishmaniose canina que ocorrem por toda a bacia do Mediterrâneo, no Médio Oriente e em algumas partes da Ásia e da América Latina. Leishmaniose canina parece estar a disseminar-se para outras latitudes devido a vários fatores associados às alterações climáticas e à globalização.
O parasita Trypanosoma cruzi causa a doença de Chagas em humanos, animais selvagens e domésticos, constituindo um importante problema de saúde pública na América Central e do Sul. Devido à globalização, esta doença tropical descurada tem vindo a dispersar-se para outras áreas geográficas, como é o caso da América do Norte, Japão, Oceânia e Europa tornando-se uma doença emergente de preocupação global. Até ao momento não existe vacina disponível para prevenir a ChD ou terapia dirigida a animais.
O projeto DogIPM representa um primeiro passo na medicina imunitária de precisão aplicada a doenças caninas causadas por tripanossomatídeos. Estas ferramentas permitirão controlar a infeção, reduzir a quantidade, a frequência da administração e a toxicidade da terapêutica não específica utilizada atualmente, melhorar a adesão ao tratamento e alcançar a cura clínica e parasitária.
Os investigadores do projeto DogIPM esperam assim trazer uma válida contribuição para controlar a infeção por Leishmania e Trypanosoma, com o desenvolvimento de estratégias inovadoras para prevenção da infeção ou induzindo a resposta imunitária mais adequada à cura. O que contribuirá para melhorar os cuidados de saúde disponíveis para animais e pessoas e terá impacto positivo na evolução da sociedade.